DIRETO AO ASSUNTO

sábado, 12 de junho de 2010

GANHEI UMA ORQUÍDEA. E AGORA?

Esta pergunta é muito comum e nem sempre é fácil de respondê-la. Vamos tentar dar uma resposta da forma mais simples possível, mas aqui deixo umA dica: se você tem uma orquídea e já está mantendo-a viva por alguns meses e bonita (pelo menos em folhagem) ou está conseguindo fazê-la crescer, mantenha o que está fazendo, pois como já foi dito, a planta avisa do que está gostando ou não.

Agora vamos à resposta a nossa questão:
Vários são os fatores que devemos observar, aqui vamos citar sombreamento, irrigação, e adubação, dando exemplos práticos.
Sombreamento (Onde coloco a orquídea?) - Se você mora em uma casa onde tenha alguma árvore, pendure o vaso com a planta em baixo da árvore, de modo que a sombra da árvore proteja a orquídea. Se você mora em um apartamento, procure colocar a planta em um local onde receba um pouco de sol da manha, mas cuidado, colocar a planta diretamente no sol pode queimar as folhas da mesma, o ideal é ir aclimatando aos poucos até chegar ao local que deseja.
Irrigação (Quando devo molhar?) - As orquídeas adoram "tomar banho" (água), mas precisam se secar antes de tomar outro. Logo molhe sua orquídea sempre que ela estiver seca (verifique o substrato = xaxim). Não deixe a planta sempre molhada, ou com prato de água em baixo, porque se as raízes das orquídeas ficarem encharcadas muito tempo, elas apodrecem e sem raízes fica difícil da planta viver.
Adubação (Preciso adubar minha orquídea?) - Geralmente não são necessárias grandes adubações, mas sempre é aconselhável dar alimentos a sua planta, pois assim ficará mais forte e terá flores mais exuberantes. Se você tem poucas orquídeas, aí vai uma dica bem simples e barata, jogue uma vez por semana a primeira água do arroz, pois esta água da primeira lavagem do arroz é rica em vitaminas e as orquídeas adoram.
Seguindo estas dicas é só esperar a próxima floração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário