DIRETO AO ASSUNTO

sexta-feira, 11 de junho de 2010

NOÇÕES BÁSICAS PARA O CULTIVO DE ORQUÍDEAS - Parte 2

TIPOS DE VASOS, FERRAMENTAS NECESSÁRIAS E DESINFECÇÃO
Normalmente os vasos mais utilizados e facilmente encontrados são os de barro e os de plástico.

VASO: barro
VANTAGENS: melhor aeração e conseqüentemente retém água por menos tempo.
DESVANTAGENS: seca muito mais rápido

VASO: plástico
VANTAGENS: preço baixo, mais leves, fáceis de limpar.
DESVANTAGENS: retém mais umidade e pode favorecer o apodrecimento das raízes.

O formato dos vasos varia muito. Existem formatos que são mais apropriados para uma espécie do que para outra, contudo, como regra geral todos devem possuir uma boa capacidade de drenagem (furos largos e cacos de telha no fundo), propiciando um rápido escoamento da água.

DESINFECÇÃO
Caso você opte pela reutilização de um vaso, é imprescindível a desinfecção do mesmo antes de replantar uma orquídea, bem como de todas as ferramentas que irá usar (facas, tesoura de poda, pá de jardinagem etc). Para desinfectar um vaso de plástico basta lavá-lo muito bem com água e água sanitária e deixá-lo secar ao sol. Já o vaso de barro, após a lavagem, ainda úmido, coloque-o por alguns segundos sobre a chama do fogo para queimar possíveis micróbios. O mesmo deve ser feito com as ferramentas: flambe na chama do fogo a tesoura de poda e faca sempre que for cortar uma folha velha, raiz ou bulbo de sua orquídea.

CACHEPÔS E SUSPENSÓRIOS
Cachepô de madeira você pode comprar pronto ou fazer, utilizando 24 pedaços de madeira de 0,20 x 0,01 m, alicate de corte e de ponta e 5 m de arame n° 18.

Suspensórios de arame para pendurar:
•vasos de barro fazer um suspensório de 3 pontas com 1 pedaço de arame galvanizado ou de cobre n° 16 de 1,20 m e outro de 0,70 m.
•cachepô, fazer um suspensório com 4 pontas, usando 2 pedaços de arame de 1,20m. Fazer uma alça no alto para pendurar e ganchos na base para sustentação.

XAXIM E OUTROS SUBSTRATOS
O substrato serve como suporte para a planta e ajuda a reter os nutrientes. Um bom substrato deve ter várias qualidades: ser durável (4 a 6 anos), ter fácil disponibilidade, preço acessível, facilidade de manuseio, capacidade de sustentar a planta, firmeza, ausência de toxidez, boa aeração, manutenção do pH, capacidade de retenção da água, porém sem encharcar, etc.

Xaxim: apresenta quase todas as qualidades, além de ser rico em nutrientes. Pode ser usado na forma de palito, placas, vasos e desfibrado. Porém, como está em extinção, está sendo substituído por outros substratos alternativos.
Esfagno ou musgo: Pode ser usado puro ou misturado com outros substratos e é recomendado para plantas que precisam de muita umidade para sobreviver, principalmente as mudinhas novas.
Casca de coco: é um bom substrato devido a abundância do material, porém deve ser obrigatoriamente extraído do coco seco, pois a casca do coco verde não é aconselhável por ser de curta duração, além de ser excelente local para fungos e bactérias que podem dificultar o enraizamento ou mesmo contaminar a planta, matando-a.
Coxim: É o tecido da casca do coco a base de tanino. E vendido na forma de vasos, cubos, bastões, placas, fibras e grânulos. Ainda é um material relativamente caro. Deve-se molhar com moderação pois ele retém a umidade por muito tempo.
Troncos: Deve ser de madeira resistente e de preferência com casca firme e rugosa. É fácil de usar e as plantas dificilmente sofrerão por umidade excessiva.
Tutor vivo (árvores): é sem dúvida o substrato ideal, pois é o que melhor imita as condições naturais. O tutor vivo tem a desvantagem de não poder ser removido para as exposições.
Carvão vegetal: pode ser usado como substrato isoladamente. Muitos orquidários estão usando carvão misturado com casca de pinus moída, pedra brita ou xaxim, com excelentes resultados. Bom para as plantas que não gostam de água acumulada nas raízes.
Caroço de açaí: Encontrado em abundância no Norte e Nordeste. Deve-se ter o cuidado de antes de utilizá-lo lavá-lo bem para tirar o pó e ferver durante 10 minutos para matar o embrião evitando assim a sua germinação. É um substrato de curta duração.
Material inorgânico: Entre os materiais usados podemos citar rocha vulcânica, brita de vários tamanhos, agregados como argila expandida, dolamita etc.
Piaçava:É um substrato com boas características: é poroso, mas é formado em grade parte por lignina que não se decompõe. Bom para orquídeas que não gostam de muita umidade.
Casca de árvores: Podem ser usadas grandes lascas ou pode ser triturada, pura ou misturada com outros elementos. As mais usadas são casca de peroba e nó de pinho.
Outros tipos: Mistura de grãos de isopor, casca de pinus e carvão, rolha, casca de amendoim, casca de macadâmia.


PLANTIO DE ORQUÍDEAS EM ÁRVORES
A maioria das orquídeas vive grudada em troncos de árvores, mas não é parasita, pois ela vegeta sobre árvores, usando-as somente como suporte. Elas fixam suas raízes completamente expostas, recebendo total e ampla oxigenação, obtendo alimentos para sua nutrição através do ar, da chuva e de elementos orgânicos.

Dicas importantes
Escolher árvores que: perdem folhas no inverno; tenham bastante folhagem no verão; tenham galhos que recebem sol pela manhã; e com troncos com casca rugosa, que não soltem as cascas.
Não se esqueça: para plantar na árvore, deve-se acomodar a planta no tronco ou galhos da árvore, juntando um pouco de xaxim desfibrado por baixo da muda. O rizoma deve ficar bem junto ao tronco, os novos pseudobulbos devem ficar voltados para cima. Passar um barbante entre um pseudobulbo e outro, amarrando a planta na árvore de maneira firme, mas sem apertar demais. O broto deve ficar livre.
O fio usado deve ser retirado depois que as plantas estiverem bem enraizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário